World Chess Championship, London 1986

World Chess Championship, London 1986

image description
GARY MARGARETH ANATOLY
KASPAROV  THATCHER       KARPOV

As 24 partidas do terceiro Match Kasparov vs Karpov foram disputadas sobre um tabuleiro de madeira eletrônico, em Londres, cujas jogadas iam sendo reproduzidas, de forma simultânea com os movimentos das peças, nos televisores espalhados pelo Park Lane Hotel, majestoso edifício antigo, próximo do famoso Hyde Park. O salão de jogos ficava no subsolo, com capacidade para 500 pessoas. Na planta baixa, havia outro salão para 300 pessoas, em que os Grandes Mestres comentavam a partida enquanto esta se desenvolvia.

Progressão do Match

As três primeira partidas foram tablas. Kasparov vence a quarta e Karpov a quinta. A sexta e sétima terminaram em tablas Garry volta a vencer na oitava partida e o match segue com mais cinco empates e nova vitória do campeão na décima quarta, seguido de empate na décima quinta e mais uma vitória de Kasparov na décima sexta. Nesse momento, Kasparov soma 9,5 pontos contra 6,5 de Karpov. Anatoly para voltar a ser campeão deve mostrar força e é o que faz agora ao vencer três partidas seguidas e equilibrar o match a 8 partidas do fim.

Ritmo de Jogo

Os movimentos eram receptados por um computador que a cada 10 jogadas emitia um boletim, onde constava também o tempo utilizado pelo jogador em cada uma. O limite de tempo era de 40 movimentos em 2h30min., recesso após 5h de jogo e 16 movimentos por 1h depois disso.

Delegação dos competidores

Os auxiliares de Karpov eram Salov, Serguey Makarishey

 

Os jogadores estavam instalados num cenário que só tinha acesso (durante a partida) o árbitro principal, GM Lothar Schmidt.

Kasparov tem a vantagem de 3,0 pontos no match (9,5 a 6,5) e restam somente oito partidas das 24 programadas. Karpov deve reagir para manter o sonho vivo de voltar a ser campeão mundial.

Karpov equilibra o match com três vitórias consecutivas e Kasparov decide jogar pela primeira vez a Abertura Catalana, uma tranquila partida posicional. Neste sistema em duas oportunidades, Garry venceu Vicktor Korchnoi por ocasião do match de Candidatos em 1984.

Nesta posição ligeiramente favorável ao primeiro jogador, Kasparov oferece empate; o que foi aceito. Com o match equilibrado em 10 pontos para cada lado, o campeão reúne forças para a disputa das demais 4 partidas.

No quadragésimo lance, a partida foi suspensa e muitos comentaristas afirmaram que a partida concluiria em tablas, caso o lance secreto tenha sido 41. Rb4. Todavia, Kasparov, meditara por 18 minutos, tinha devolvido o peão de vantagem para criar uma rede de mate.

Uma das melhores partidas do match!

Sobre o autor

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Jefferson e Vinicius Rian no I Aberto de Xadrez da Zona Leste

O I aberto de Xadrez da Zona Leste